quinta-feira, 28 de junho de 2012


Yamana promove Oficina de sabão


A MFB – Mineração Fazenda Brasileiro, através de sua representante Cida, realizou nesta manhã de terça-feira, dia 26 de Junho de 2012 na sede do ponto de Leitura em Barrocas, uma oficina de fabricação de Sabão caseiro, sabonete e detergente ecológico. Esta oficina foi ministrada por Abelita Santos Ribeiro e Dulcelita Olinta Leal Costa da cidade de Feira de Santana. A mesma tinha como público representantes de associações e diversas pessoas da cidade e das comunidades.
O objetivo da oficina é contribuir para a melhoria do meio-ambiente, Capacitar pessoas da comunidade para produzir sabão com óleo de fritura, Formar multiplicadores, Gerar renda para as famílias, Diminuir a poluição dos rios, Diminuir dispêndio da família com compra de sabão, Estimular as famílias a aproveitar óleo usado na cozinha para fazer sabão. 
Portanto, os participantes puderam observar a oportunidade de ter uma fonte alternativa de renda. Em seguida, foi entregue as receitas muito simples para produção de sabão com resto de óleo de fritura e a receita de sabonete.
Foi feito também sorteios para os participantes.
A receita é simples: 2 Litros de Óleo de Frituras Morno, 50ML de Álcool, 350GR Soda em Escamas, 350 L de Água Morna, 1 Balde de Plástico, 1 Colher de Pau, 100ML de Amaciante e pronto, ai está a possibilidade de obter um produto caseiro, natural e ecologicamente correto.
Sabemos óleo de cozinha utilizado nesta receita, se não usado para  estes fins irá parar e causar entupimento dos encanamentos, refluxo de esgoto, rompimento nas redes coletoras, nas redes de esgoto ou nos lixões contamina água, solo e facilita a ocorrência de enchentes, contaminação do lençol freático. O óleo cria uma barreira na superfície que dificulta a entrada de luz e a oxigenação da água, o que compromete a base da cadeia alimentar aquática. Um litro de óleo contamina um milhão de litros de água.
Só lembrando que a Associação Comunitária do Rosário Está desenvolvendo um projeto de fabricação de sabão caseiro e você pode ser um doador do seu óleo.


Rosário realiza seu IV Rapa


Conheça um pouco da história do nosso RAPA
Tudo começou no dia 24 de junho de 2009, quando Dio juntos com alguns colegas, Uirlime, Ribemar, Nelcimar, Erique, Jeferson, Didio, Sandro, Zé Pinto, Isaque, Sandro de Luzia, Toi Xicote, Zé Nildo, Jociel, Marcos, Gilvanildo, Cau, Mião e Ademy juntos enfeitaram um carro C10 com pindobas, bandeirolas e colocaram o som, saindo de casa em casas comendo e bebendo o que tinha, então as pessoas acompanhavam com aquela alegria imensa, a partir disso, começamos a pensar em organizar um rapa de verdade. Hoje já está considerado um Rapa de Qualidade, e cada ano a participação é bem maior.
Por isso é que no povoado de Rosário, um dos mais belos do município de Barrocas, neste (24) de junho de 2012 realizou seu IV Rapa,  o evento iniciou as 14:00 horas com passeio pelas ruas, os participantes paravam de casa em casa e as pessoas já esperavam com comes e bebes, como: farofa das mais deliciosas de frango, carnes, licor, bolo, pipoca, refrigerante, pastel, milho e muito mais. 





Cada um que distribuía as comidas acompanhava o Rapa com muita animação.Rapa quer dizer rapar tudo que tem de comer em uma casa.
Quem abrilhantou nosso Rapa foi o show ao vivo com Cardosinho dos Teclados: a revelação da Bahia, e Artileiros do Forró,  evento esse, organizado por Valdeci, Dio, Zé Pinto e a Comunidade local.
Estivemos a participação especial do Vereador Zé Inácio e o Prefeito Almir de Macie. O diretor do Jornal a Nossa Voz Rubenilson Nogueira e sua esposa, o diretor do site o Dia news Eraldo, pessoas de outras comunidades e cidades com Salvador e São Paulo também participaram do nosso Rapa, além de contarmos com a presença da Polícia Civil da nossa cidade.
Foi um evento com muita PAZ e tranquilidade.